O BILINGUISMO E SUAS INFLUÊNCIAS SOBRE A NEUROPLASTICIDADE CEREBRAL NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.53546/2674-5593.cog.2023.87Palavras-chave:
Bilinguismo, Neuroplasticidade, Aquisição da linguagem, Anos iniciaisResumo
O presente estudo pretendeu investigar o bilinguismo e a influência da neuroplasticidade no período de aquisição da linguagem. Adquirir ou desenvolver uma segunda língua durante a infância pode ser uma vantagem, já que uma das maiores ferramentas para comunicação é a linguagem. O bilinguismo foi escolhido como tema de investigação bibliográfica na tentativa de relacioná-lo a um fator facilitador da aprendizagem nos anos iniciais. Através da ferramenta da linguagem, somos capazes de interagir socialmente e vivenciar experiências de relações sociais ao longo da vida. O objetivo deste trabalho é compreender as implicações psicológicas e pedagógicas dos possíveis aspectos neuronais que a prática do Bilinguismo precoce pode provocar nas crianças. Essa pesquisa bibliográfica foi feita a partir de artigos buscados na base Scielo, resultantes da procura pelos temas: bilinguismo, neuroplasticidade e aquisição da linguagem. Foram destacados os benefícios de aprender uma segunda língua durante a infância e discutidos os aspectos cognitivos e cerebrais que envolvem tal atividade. Foram evidenciadasas vantagens encontradas na obtenção de um segundo idioma. Além da convivência com outras culturas, os cérebros bilíngues apresentam melhor desenvolvimento cognitivo, e atenção mais apurada se compararmos com os monolíngues. Os estudos aqui apresentados apontam que as conexões sinápticas tendem a ser facilitadas quanto mais forem solicitadas. Assim, foi possível compreender, que da mesma forma, a neuroplasticidade e as conexões neurais são beneficiadas pelos estímulos provocados pelo bilinguismo. Enquanto responsabilidade social, esses resultados implicam em reflexão dos pedagogos e demais profissionais comprometidos com a educação sobre a importância do bilinguismo enquanto fator de favorecimento da neuroplasticidade nos anos iniciais.Referências
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