CRITÉRIOS BÍBLICOS EM ESCOLHA DE LÍDERES PARA IGREJAS EVANGÉLICAS
DOI:
https://doi.org/10.53546/2674-5593.cog.2022.77Palavras-chave:
Liderança eclesiástica, Líder discípulo, Liderança bíblica, Líder servoResumo
O presente estudo é a respeito dos critérios para padrões bíblicos de lideranças nas igrejas evangélicas. A hipótese é de que possivelmente algumas dificuldades que as igrejas encontram é por não seguirem esses critérios para selecionar seus líderes. O objetivo geral desta pesquisa bibliográfica é buscar e analisar critérios para preparar bem, não somente líderes, mas discípulos que irão pregar o evangelho e cuidar da igreja entendendo sua real função. Como objetivos específicos, buscou-se compreender o estilo de liderança de Jesus, os perigos no ministério de um líder e a necessidade de desenvolver e multiplicar lideranças. A pesquisa demonstrou que a Bíblia apresenta critérios que deveriam ser considerados com mais ênfase na análise para o exercício das funções em lideranças eclesiásticas. Estar no lugar certo quanto aos dons dados por Deus e as habilidades naturais pode reduzir as chances de desgaste para a igreja como um todo e possíveis frustrações. Se o candidato não conseguir trabalhar bem com o poder, a falta de reconhecimento, o ego, a ira, a falta de privilégio, apaziguar conflitos, terá muitos problemas em sua liderança, e isso pode resultar em um mau desempenho e desgaste em seu ministério. Aquele que entender e aceitar sua condição de servo com base em Marcos 9.35 e mesmo assim estiver disposto a obedecer, possivelmente será aprovado pelo Senhor, e seu ministério será abençoado e frutífero.Referências
BÍBLIA Online NVI (Nova versão internacional). Disponível em: <https://www.bibliaonline. com.br/nvi>. Acesso em: 15 set 2022.
BRINER, Bob; PRITCHARD, Ray. Lições de Liderança de Jesus. São Paulo: Hagnos, 2009.
BRUCE, Frederick F. Comentário Bíblico NVI: Antigo e Novo Testamento. 2 ed. São Paulo: Vida, 2012.
CLINTON, J. Robert. Etapas na vida de um líder. Curitiba: Descoberta, 2000.
DUSILEK, Gonçalves, Nancy. Liderança Cristã - A arte de crescer com pessoas. 6. ed. UFBB, Rio de Janeiro, 1987.
FORMAN, Rowland; JONES, Jeff; MILLER, Bruce. O bastão da liderança. Uma estratégia para desenvolvimento de líderes na sua igreja. Trad. Josué Ribeiro. Curitiba: Esperança, 2008.
GRAMIGNA, Maria Rita. Líderes Inovadores. Ferramentas de Criatividade que Fazem a Diferença. São Paulo: M. Books do Brasil, 2004.
KEENER, Craig S. Comentário Histórico-cultural da Bíblia – Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2017.
OTT, Craig. Treinando Obreiros: princípios bíblicos, conselhos didáticos, modelos práticos. Curitiba: Esperança, 2004.
PHILLIPS, Keith. A formação de um discípulo. São Paulo: Vida, 2008.
REIMER, Johannes. Liderando pela Pregação – Uma visão diferenciada. Curitiba: Esperança, 2011.
SANDERS, J. Oswald. Liderança Espiritual. Os atributos que Deus valoriza na vida de homens e mulheres para exercerem liderança. 3.ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1989.
SATTERTHWAITE, P. E. Samuel. In ALEXANDER, Desmond, T; ROSNER, Brian S. (Ed.). Novo dicionário de teologia bíblica. Trad. William Lane. São Paulo: Vida, 2009. p. 257-264.
SHEDD, Russell, Philip. O líder que Deus usa. Resgatando a liderança Bíblica para a igreja do Novo Milênio. 2. ed. São Paulo, Vida Nova, 2001.
SOUZA, Clayton Lima de. A liderança eclesiástica e o modelo de Jesus. In: Revista Cógnito, Curitiba, v.3:1, 2021, p. 202 – 217.
WARREN, Rick. Liderança com Propósitos. Princípios eficazes para um líder no Século XXI. São Paulo: Vida, 2009. p. 139-145.
WRIGHT, Nicholas Thomas. Simplesmente Jesus. Tradução de Elissamai Bauleo. Rio de
Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2020.
YOUSSEF, Michael. O estilo de liderança de Jesus. Como desenvolver as qualidades de liderança do Bom Pastor. 2.ed. Curitiba: Betânia, 2017.