Estratégias de Comunicação Escola-Estudantes em Meio à Pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.53546/2674-5593.rc.2020.29Palavras-chave:
Escola, Estudantes, Comunicação , Educação COVID-19, COVID-19Resumo
A chegada da pandemia da COVID-19 mudou, muito rapidamente, várias formas de vida da sociedade contemporânea, entre essas, os processos de ensino e aprendizagem nas escolas tiveram de ser repensados de maneira emergencial. Esse trabalho teve como principal objetivo analisar a organização e sistematização das atividades dos estudos remotos apresentados no site do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como forma de entender como se deu a comunicação estudantes – escola em meio à pandemia da COVID-19. Para isso, foi realizado um estudo de caso a partir das informações públicas postadas, semanalmente, no site da instituição, de maneira a encontrar exemplos e modelos de como ocorreu o processo de comunicação da instituição escola com seus interlocutores estudantes, em meio ao cenário não planejado. Foi possível verificar que o layout utilizado para a apresentação das atividades remotas semanais por série e disciplina favoreceu o entendimento do que deveria ser realizado e encaminhado por parte dos estudantes. Outros formatos, para além das atividades em PDF também foram encontrados, como as atividades via plataforma Google Sala de Aula. Considera-se, portanto, em se tratando de um momento excepcional pelo qual a educação como um todo não estava preparada para vivenciar, o modelo adotado pela instituição estudada apresentou significativos acertos que impulsionaram os processos de comunicação da escola com seus estudantesReferências
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